GIAN LUCA EWBANK BALDACCONI

 

 

Gian Luca Ewbank Baldacconi nasceu em 1990, Cidade de São Paulo.

 

Seu contato com trabalhos manuais e estética vem de longa data devido a profissão de seus pais.

 

Em sua infância demonstra interesse pelas texturas, desenho e a investigação de novas materialidades. Na adolescência passa a se manifestar através da pixação junto com amigos e colegas. Aos 18 anos projeta um novo olhar para as possibilidades da arte, iniciando a produção de trabalhos autorais.

 

Estudou comunicação social e artes visuais. Utilizando as experiências e o conhecimento de ambas as áreas para iniciar seus experimentos.

Baldacconi trabalha com uma ampla gama de materiais que vão desde a tinta spray até concreto e tijolo.

 

Em seu processo criativo o artista dirige sua pesquisa in loco e dentro do estúdio, projetando e permitindo que a intuição intervenha ao longo do desenvolvimento da obra.

 

Fortemente influenciado pela pela Pop Art, o artista tensiona questões provocativas e metafóricas relacionadas à cultura de massa, à iconografias pop e ao ambiente urbano.

 

Participando de circuitos artísticos dentro e fora do Brasil, acredita que cabe ao artista dar ênfase às responsabilidades que temos diante da sociedade.

 

Para a curadora Renata Junqueira: “quando nos deparamos com um trabalho neopop, o reconhecemos imediatamente. Os códigos estão ali explícitos tanto nas mensagens quanto nos materiais utilizados: signos cotidianos, ready made graffiti, neons, cartoons, celebridades e ícones culturais que nos são altamente familiares (...) Gian Luca é um artista de nosso tempo”.